segunda-feira, 28 de maio de 2007

Entre lindas praias e mata atlântica, Parati recebe a FLIP 2007







Mais uma vez a cidade histórica abre as portas para receber os visitantes da FLIP - Festa Literária Internacional de Parati. Entre os dias 4 e 8 de julho as ruas de pedra do centro histórico serão palco de encontros entre leitores, escritores e visitantes da Festa.


Situada a 303 km de São Paulo e a 235 km do Rio de Janeiro, a bela cidade de Parati está pronta para receber os visitantes da FLIP - Festa Literária Internacional de Parati. Colocar link http://www.flip.org.br/index1.php3?idioma_new=P
Durante os quatro dias de evento, a cidade respirará cultura, mas não deixará seu lado romântico e bucólico de lado. Quem estiver por lá poderá se deliciar com encontros literários, belas praias, ilhas paradisíacas e shows de música. No final do dia, aproveite o cenário arquitetônico para um bom passeio e uma boa cerveja.

Desde a primeira edição, em 2003, o crescimento da Festa Literária está intimamente ligado à vida e às necessidades da cidade. A importância da FLIP para o município vai além da economia. Para o prefeito de Parati, José Carlos Porto Neto, muito mais importante que a fomentação do turismo na cidade é a transformação cultural pela qual ela passou desde a primeira edição da FLIP. “Hoje as crianças discutem literatura nas ruas, nas escolas e entre amigos. Antes isso não acontecia e agora, lêem e discutem Jorge Amado, por exemplo”.

Ainda de acordo com Zezé, como o prefeito é chamado, a Festa deu um impulso muito grande para o turismo, já que os visitantes agora circulam na cidade pelo ano inteiro. “O aumento do turismo gera empregos, aumenta a renda e fomenta a economia”, explica.
Artistas locais, comerciantes, hoteleiros e donos de restaurantes acolhem a FLIP, que por sua vez, mantém os habitantes locais ativamente envolvidos. Por tudo isso, a FLIP se destaca de outros encontros literários contribuindo para essa atmosfera alegre e calorosa que tem caracterizado esse grande evento.

Para continuar atraindo turistas, principal fonte de renda do município, a prefeitura está cada vez mais preocupada com a preservação e tem fechado parcerias com a Associação Casa Azul, que trabalha pelo desenvolvimento sustentável de Parati. Atuando em projetos de revitalização urbana, como na conservação do patrimônio cultural, a associação fechou parceria com a prefeitura para a arrumação da praça matriz. “O diferencial de Parati é a preservação”, lembra o prefeito.