segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O brilho e a beleza de Marilyn Monroe no MAM

Roberta Diniz

No ano em que os 45 anos de morte de Marilyn Monroe são lembrados, o Rio vai receber uma das mais badaladas exposições da atriz, com o último ensaio feito por ela antes de morrer."Marilyn Monroe- O mito" vai apresentar 62 imagens do acervo do fotógrafo americano Bert Stern, e será inaugurada dia 10 de outubro no Museu de Arte Moderna.O jornalista Felipe Ladvocat, é super fã da atriz. "Estou muito ansioso para ver as fotos, sou fã de Marylin desde criança, sempre achei ela a mulher mais bonita e sexy que já existiu. Ter essa mostra no Rio é maravilhoso para os cariocas conhecerem um pouco mais dessa diva".
Marilyn se exibiu nua, quase sem maquiagem, vestida apenas de lenços transparentes para Stern na suíte do Hotel Bel Air, em Los Angeles, seis semanas antes do fatídico 5 de agosto, dia de sua morte.O ensaio foi publicado na "Vogue", no dia seguinte à morte da atriz. O fotografo virá ao Rio para a abertura da mostra, com curadoria do editor Geraldo Pereira.Na ocasião ele irá vender exemplares autografados com renda revertida para o instituto Rio.A editora Sextante é responsável pelo lançamento do calálogo no Brasil.
Aos 36 anos, Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brant, na Califórnia. A notícia foi um choque, propalado pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos. Ninguém sabe de fato o que aconteceu naquela noite. Ouviu-se o barulho de um helicóptero. Uma ambulância foi vista esperando fora da casa dela antes que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas e outras evidências desapareceram. O relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos de Marylin que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças de morte
Durante sua carreira, Marilyn atuou em 30 filmes e deixou por terminar Something's Got to Give. Seu nome representa ainda hoje mais que uma estrela de cinema e rainha do glamour, sendo para muitos um ícone, sinônimo de beleza e sensualidade. Marilyn Monroe personificou o glamour de Hollywood com incomparável brilho e energia que encantaram o mundo.