quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Obras de arte nas areias cariocas

Arthur Toledo

Quem passeia pela praias do Rio de Janeiro já está acostumado a ver as belas esculturas feitas somente de areia e água. Somente na praia de Copacabana são diversas espalhadas, com uma grande variedade de temas, Maracanã, mulheres de biquíni, golfinhos e Iemanjá.

O artista Issac Medeiros, de 37 anos, tem três esculturas na orla. Uma são golfinhos e do lado à santa ceia, e em outro lugar uma Iemanjá que está terminando. “Os turistas gostam muito dos golfinhos, por ser ligada a natureza. Já alguns brasileiros preferem a da Santa Ceia, que tem ligação com a religião católica.”


Cada um que fotografa contribui com dois reais, mas Issac também diz que aceita em dólar. “Tem gringo que coloca dólar, o máximo que já recebi acho que foram dez dólares”. “Mas real é melhor porque ai não tenho trabalho de trocar”. Diz rindo o artista das areias de Copacabana.


Quem quiser apreciar as esculturas basta andar alguns minutos que certamente irá passar por alguma, é mais uma das belezas do Rio de Janeiro, e tradicional na cultura da cidade maravilhosa.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Projeto "Viva em cena" forma artistas completos

Amanda Farias

Dança, circo, música e interpretação. É assim que o Espaço Versátil Ópera Brasil contribui para o desenvolvimento da cultura do país e acredita cada vez mais na formação de artistas completos espalhados pelo mundo do teatro, da dança e do circo. E com o Projeto Viva em Cena, é realizada a formação de excelência artística.

No Brasil o mundo da arte possui um tipo de desvantagem em sua formação. Geralmente os artistas possuem apenas um tipo de especialização e esse projeto foi criado justamente visando à indústria do entretenimento, que atualmente se mostra como a indústria do futuro. “Ele foi pensado em cima das necessidades do artista, e sua formação completa. O que em muitos lugares não oferece.”, justifica Sarah Christina, coordenadora do Espaço.

Como algumas pessoas sabem, o artista no Brasil possui algumas necessidades. Inclusive financeiras, por muitas vezes trabalhar de forma independente, sem rendas extras. “O projeto não tem apoio governamental e se sustenta com as bolsas dos alunos. E cada aluno pode pagar o que puder.”, acrescenta Sarah. Além desses valores os alunos ainda podem conseguir bolsas um pouco maiores, com a seleção que acontece duas vezes por ano.

O Espaço Versátil Ópera Brasil possui um teatro próprio juntamente com uma das maiores salas de aula e ensaio. Além de um espaço a parte para treinamentos circenses. O espaço é localizado dentro da Fundição Progresso, no Centro do Rio de Janeiro e possui direção artística de Fernando Bicudo.

O Brasil estará no Cirque du Soleil


Roberta Francalacci

O consagrado Cirque du Soleil já confirmou a criação do novo espetáculo, que deverá estrear em abril de 2009, tendo como tema o meio ambiente. Essa apresentação será a principal comemoração aos 25 anos da trupe canadense e os brasileiros poderão comemorar e se honrar por ter um pouco do Brasil representado em alto estilo por Gringo Cárdia, que ocupará a função de set designer do espetáculo.


O Cirque du Soleil tem sido descrito como um "circo moderno" cheio de histórias e performances estonteantes. Enfatizando o não uso de animais, o circo é todo baseado em atuações de artistas de várias nacionalidades. Os números sofrem influência do teatro mambembe, do próprio mundo circense, da ópera, do balé e do rock. Há contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas, todos com roupas coloridas e maquiagens elaboradas. Sempre apresentando um ar medieval e barroco.

O espetáculo começa através de um conceito criativo, geralmente com elementos de uma história central, aliada ao desenvolvimento do design do show e a seleção de um compositor para a música.

Uma das grandes características do Cirque du Soleil foi ter transformado o mundo do circo. Tornar atual algo já tão antigo. Recrutando artistas e números de circo de toda parte, faz um mix de tudo juntando seu próprio estilo.

Durante o mês de novembro o Gringo Cardia esteve no Canadá trabalhando na criação de mais um espetáculo do consagrado circo. Porém Gringo conta que não pode revelar nada do que ficou decidido. "Assinamos um contrato afirmando que todas as negociações acertadas nesse mês ficarão guardadas em segredo, é tudo confidencial. Queria muito poder contar tudo, até porque todos iriam adoram, mas realmente não posso, prometi segredo absoluto e nãp posso quebrar esse contrato", conta Gringo Cardia.