segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Projeto "Viva em cena" forma artistas completos

Amanda Farias

Dança, circo, música e interpretação. É assim que o Espaço Versátil Ópera Brasil contribui para o desenvolvimento da cultura do país e acredita cada vez mais na formação de artistas completos espalhados pelo mundo do teatro, da dança e do circo. E com o Projeto Viva em Cena, é realizada a formação de excelência artística.

No Brasil o mundo da arte possui um tipo de desvantagem em sua formação. Geralmente os artistas possuem apenas um tipo de especialização e esse projeto foi criado justamente visando à indústria do entretenimento, que atualmente se mostra como a indústria do futuro. “Ele foi pensado em cima das necessidades do artista, e sua formação completa. O que em muitos lugares não oferece.”, justifica Sarah Christina, coordenadora do Espaço.

Como algumas pessoas sabem, o artista no Brasil possui algumas necessidades. Inclusive financeiras, por muitas vezes trabalhar de forma independente, sem rendas extras. “O projeto não tem apoio governamental e se sustenta com as bolsas dos alunos. E cada aluno pode pagar o que puder.”, acrescenta Sarah. Além desses valores os alunos ainda podem conseguir bolsas um pouco maiores, com a seleção que acontece duas vezes por ano.

O Espaço Versátil Ópera Brasil possui um teatro próprio juntamente com uma das maiores salas de aula e ensaio. Além de um espaço a parte para treinamentos circenses. O espaço é localizado dentro da Fundição Progresso, no Centro do Rio de Janeiro e possui direção artística de Fernando Bicudo.

Nenhum comentário: