sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Festival Alma Surf


Arthur Toledo

Acontece nos dias 12 e 13 de Novembro, no Forte de Copacabana, o Festival Alma Surf. O evento conta com diversas atrações ligadas ao mundo dos surfistas. A Mostra Internacional Lui Lui da arte e cultura vai expor mais de 70 obras de artistas internacionais, como fotografias, exposição de pranchas, e uma biblioteca com mais de 400 títulos para serem consultados.

Outra atração será o Festival Internacional Osklen de Cinema, reunindo filmes dos melhores diretores do mundo, como Taylor Steele. Serão oito filmes ao todo, distribuídos entre os dois dias do festival. O mais aguardado, porém são os shows dos artistas da surf music. As grandes atrações serão Donavon Frankenreiter e G Love. A expectativa é de lotar o Forte de Copacabana, um dos mais populares pontos turísticos do Rio de Janeiro. O surfista Leonarto Leitt fala sobre a expectativa para o evento. "Ter um evento desse porte praticamente do lado de casa é muito bom. Será prazeroso juntar toda a tribo do surf num lugar gostoso como o Forte".

A venda de ingressos já começou, a entrada dá direito a participar de todas atividades, terminando de noite com os shows. A inteira custa R$90, e pode ser adquirida nas lojas Star Point espalhadas pelos shoppings, ou pela Internet. Para maiores informações visite o site do Festival Alma Surf.

Curta o curta

Arthur Toledo

Organizado desde 1999 pelo Ateliê da Imagem, o Projeto Sexta-Livre é aberto ao público e conta com palestras, debates além de dois eventos fixos: a Sessão Curta O Curta, com curtas-metragens e o Ateliê Performático, com exibições de dança e performances.

Nesta sexta-feira serão exibidos em primeira mão dois curtas inéditos na cidade, “Pela passagem de um grande dor”, de Paulo Mainhard, e “Transitórios”, de Rodrigo Tangerino e Alex Cruz. No final os espectadores ainda poderão conversar com os realizadores num bate papo promovido pela casa.

Sempre presente nas sessões Luís Felipe fala um pouco de sua paixão por cinema. “É muito bom ter um lugar onde podemos apreciar com tranqüilidade os filmes. Esses curtas não são muito divulgados, e aqui podemos acompanhar de perto o que tem de novo, e conversar inclusive com os diretores.” O Cineclube Curta o Curta é mensal e faz parte da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro, ASCINE. Para maiores informações visite o site do Ateliê da Imagem.


quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ana Lígia Medeiros lança livro de contos

Mariana Ares
A Editora Scortecci lança Persona, escrito pela diretora da Biblioteca Pública do Rio de Janeiro, Ana Ligia Medeiros. O livro é uma narrativa de contos fictícios que resgatam personagens importantes da literatura brasileira. As histórias do livro possuem uma caracteristica própria de humor, garantindo que o leitor se prenda ao livro do início ao fim.
Cada conto revela o dom da escritora em criar ambientes e personagens com inteligência e bom humor. Ana Ligia teve a idéia de escrever um livro por sempre estar cercada por eles, tanto no trabalho, por ser bibliotecária, quanto em casa, pois é casada com o jornalista e escritor Benicio Medeiros.
Ela diz ter dedicado parte da vida cuidando de livros e às vezes cedia à tentação e arriscava escrever contos e poemas, sempre bem escondidos e em segredo
"Há pouco tempo resolvi juntar os contos que ainda achei espalhados pelos cantos, entre contas e recibos. Colhi-os e mostrei para alguns amigos que me incentivaram a publicá-los.” , explica a escritora.
O livro pode ser encontrado na livraria Luzes da Cidade, que se localiza no Espaço Unibanco, em Botafogo e na Livraria da Lua com entrega para todo o Brasil.

Criativida e Inovação


Juliana Melo
A FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) é uma Feira anual para estudantes do último ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Técnico. Ela vem cumprindo um importante papel social estimulando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica através do desenvolvimento de projetos de ciências e engenharia.
Os estudantes que vão participar da 6ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia têm até o dia 19 de Novembro para finalizar o cadastro dos projetos. Depois ele concorrerá em uma das categorias da feira.
São 5 anos descobrindo talentos e incentivando a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país. A história da Febrace é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que podem querer e que podem fazer.
Os objetivos da Febrace são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das Universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão.
A FEBRACE é uma feira afiliada à Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia) realizada anualmente em maio nos EUA em diferentes cidades do país. É a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. “Nós temos a oportunidade de mostrar qual o nível de iniciação científica que se encontra em cada parte do Brasil ”. diz Geraldo Bergamo que participou da Febrace do ano passado.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Os reis do improviso

Anne Caroline Germano

Z.É.(Zenas Emprovisadas) volta com força total ao palco do teatro João Caetano. O espetáculo, que já está na sua décima terceira temporada, tem como elenco fixo os atores Fernando Caruso, Gregório Duvivier, Marcelo Adnet e Rafael Queiroga, e é apresentado a preços populares (R$ 5,00) todas as terças, a partir das 20 h.


Em cada apresentação há a participação especial de um ator e um professor de teatro diferente. A idéia do espetáculo é fazer, com a participação da platéia, exercícios de improvisação feitos em cursos de teatro. A peça é dividida em três etapas. Na primeira etapa os atores apresentam uma cena de humor, que é o único momento ensaiado do espetáculo; Na segunda parte um professor convidado dá aos atores exercícios elaborados por ele. E na terceira, o professor convidado lidera uma série de jogos curtos. Em um deles os atores têm que improvisar uma cena e colocar dentro dela frases de pessoas da platéia que foram escritas minutos antes do início da apresentação.

Quando questionado sobre o sucesso de Z.É, o ator Fernando Caruso diz que não tinha a expectativa que o espetáculo crescesse tanto. “A idéia inicial do espetáculo era criar vários subterfúgios para fazer com que as pessoas voltassem para assistir na outra semana.” Por ser baseado na improvisação e na interação com a platéia, o espetáculo nunca se repete.


Z.É volta em cartaz no dia 02 de outubro, com participação especial de Leandro Hassum e Eduardo Andrade.


Leia mais em: www.zenasemprovisadas.com.br

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Cinema agora com lugar marcado

Cristiano Freire
O cinema agora passou a ser como é o teatro, ou seja, lugar marcado. Comprou seu ingresso, marcou seu lugar, é só torcer para o filme ser bom.

Com essa mudança, o cliente pode fazer a compra pela Internet e marcar seu lugar de preferência. Não precisa mais chegar com muito tempo de antecedência com medo de pegar um lugar ruim. Agora com essa organização, as pessoas chegam 10 a 15 minutos antes do filme com a certeza de que vão se acomodar bem para ver o filme.

Não tem mais briga ou discussão a respeito de quem chegou primeiro. Não tem mais discussão sobre guardar lugar. Qualquer eventual problema que tiver, é só mostrar seu ingresso com o lugar marcado e acabou!

Muitos acreditam que com assentos marcados, a vindo ao cinema ficou ainda mais divertido. A publicitária Alice Coimbra de 27 anos adorou a mudança. “ É uma maneira mais civilizada de organizar o cinema. Não abre precedentes para confusão. Fica algo mais organizado.” O advogado Tiago Sobral de 37 anos também achou positivo. “ Eu compro meu ingresso pela Internet, já marco meu lugar e saio de casa em cima da hora sem ter que preocupar em pegar fila. Antigamente, tinha que chegar bem cedo para pegar um lugar bom. Melhorou muito.” O aposentado Luís Avelar foi outra pessoa que aprovou lugar marcado. “ Eu sempre gostei de vir ao cinema. Com lugar marcado eu posso escolher meu assento e ficar tranqüilo que não vou perder nada do filme. È só comprar pela Internet com antecedência, que vai ter o lugar que eu escolher. Muito bom isso.”

Pois é, parece que essa nova fórmula veio para ficar. Os cinemas que já adotaram essa medida foram o Kinoplex Shopping Leblon, Kinoplex Nova América, Cinemark Barra Downtown, Cinemark Botafogo,Cinemark Carioca Shopping, Cinema Leblon. Eventualmente, os outros cinemas terão que tomar a mesma medida para não perder clientes.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

'2 P/ Viagem' - Uma comédia inteligente


Por Ramon Mello

Estreou, no dia 12 de setembro, na Casa da Gávea, no Rio de Janeiro, uma peça que faz o público

gargalhar da sincronicidade do cotidiano de nossas vidas: ‘2 P/ VIAGEM’ , de Jô Bilac. No palco, dois atores – Mateus Solano e Miguel Thiré - se revezam em mais de vinte personagens gerando uma trama de encontros e desencontros, num efeito dominó.

A história é contada em três versões diferentes, em uma linguagem dinâmica, que estabelece uma relação direta com o público, e uma simplicidade cênica. Sem adereços cênicos e figurinos, os atores abusam da criatividade na composição dos personagens para contar a história para a platéia.

A atriz Tônia Carrero foi conferir a atuação do neto Miguel, na sala que leva seu nome, acompanhada do ator Edwin Louise.

“Fico muito emocionada em assistir minha família em cena! É muita felicidade assistir o meu neto e saber que ele se juntou a profissionais talentosos como o Mateus (Solano), o Cadu (Fávero) e Jô (Bilac), que é um diretor primoroso”, elogia Tônia.

O espetáculo é resultado de uma parceria iniciada no início do ano, quando Miguel e Mateus convidaram Jô Bilac para escrever a dramaturgia do espetáculo e assinar a direção. O texto foi se construindo durante o processo de ensaio, com a participação dos atores e do diretor, e sem nenhum patrocínio.

“Fico muito feliz com resultado! Montamos esse espetáculo com essencial, sem nenhum patrocínio, e o resultado é muito positivo. Os atores são excelentes e a peça é bastante divertida, sem ser boba”, afirma Bilac.

Serviço:

"2 p/ Viagem"Com Mateus Solano e Miguel ThiréDireção: Jô BilacCasa da Gávea - Todas quartas e quintas de outubro – 21h

De volta aos palcos brasileiros




Roberta Francalacci




O Manifesto, obra de Brian Clark, que já foi sucesso na Brodway, retorna aos palcos brasileiros com direção de Flávio Marinho. A peça é uma forma de celebração dos vinte anos de carreira do idealizador do projeto Marcelo Sebá, que nos anos 80 participava da primeira montagem da peça, como assistente de produção.

A primeira edição da peça contava com a participação de Beatriz Segall e Cláudio Correa e Castro. Dessa vez o espetáculo conta com o talento dos grandes nomes do teatro, cinema e televisão brasileira, Eva Wilma e Othon Bastos.

Ao escolher o texto que trata do balanço de um general e sua esposa, Sebá pediu ao autor Brian Clark que atualizasse o contexto político, e temas como armas nucleares foram substituídos pelos conflitos do oriente médio.

A partir de uma tradução que fala português, com um aroma inglês, a proposta atual é tão brasileira quanto possível. A idéia é adicionar os recursos teatrais, como o som, o cenário requintadamente aconchegante de Edward Monteiro, os figurinos de Walter Rodrigues e a luz de Paulo César Medeiros, criando o envolvimento emocional sem perder a elegância e delicadeza brasileira.

A peça é rica em alusões psicológicas, sociais e políticas e serve como trampolim para o brilho dos grandes atores. O carioca vai poder mergulhar no melodrama proposto pelo autor nas salas do Teatro Maison France, no Centro do Rio até do dia 31 de outubro.