quinta-feira, 8 de novembro de 2007

LUSA - A essência de um Portugal ancestral

Veimires Lavôr

A exposição Lusa - A Matriz Portuguesa foi escolhida para celebrar os 18 anos de atuação do Centro Cultural do Banco do Brasil e faz parte das comemorações dos duzentos anos da fundação do Banco do Brasil e da chegada da Família Real ao País.

A mostra exibe um acervo de 147 peças em cerâmica, mármore e ouro, azulejos, objetos, esculturas e documentos garimpados em mais de 35 instituições culturais portuguesas e oferece ao visitante a oportunidade de conhecer melhor à origem e a história do povo português.

Num período que vai da Pré-História à fase das Grandes Navegações, Lusa aborda fases como a presença romana, judaica, idade média, era islâmica, cristianismo medieval e descobrimentos.

Para a estudante Cristina Franco, 19 anos, a exposição é um presente para o público carioca.“A gente tem a chance de ver peças que só teríamos acesso se fôssemos aos museus de Portugal. É uma experiência ímpar, pois aqui descobrimos e entendemos muito sobre a origem do povo que descobriu o Brasil”, revela a estudante.

A Exposição pode ser vista até o dia 10 de fevereiro.
O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.

Funcionamento: De terça-feira a domingo das 10h às 21h.
Informações pelo telefone (21) 3808-2020E-mail: ccbbrio@bb.com.br

OBS: Vou acrescentar entrevista de uma das curadoras da exposição.

II Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileira


Mariana Tavares

Idealizado por atores e admiradores da cultura afro-brasileira, o festival de música, dança, cultura será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, em intenção às comemorações da semana de Zumbi dos Palmares.

O festival contará com workshops, seminários, exposições de artes plásticas e fotografia, debates e espetáculos de música e dança. Para haver uma maior interação dos artistas convidados com o público, haverá também oficinas culturais, onde os artistas falarão sobre as suas origens e divulgarão seus trabalhos.

Esse ano, o festival contará com oficinas de artesanato, pintura e pintura em tecidos. Tudo isso ainda está em fase de produção, mas contará com artistas famosos como Dudu Nobre e o grupo Rio Maracatu. A assessoria do SESC Tijuca, onde o evento será realizado disse que o festival no ano passado foi um sucesso e esperam esse ano repetir a dose, mas que ainda não podem dar maiores detalhes.

O estudante Fabrício Cardoso curtiu o festival no ano passado e não perderá esse ano. Morador de Vila Isabel e fã assumido da cultura afro, o estudante quer assistir aos workshops esse ano. “Eu curto muito samba e estou tocando em um grupo de samba de raiz. Acredito que será importante assistir às palestras. Elas me acrescentarão muito não só como músico, mas como ser humano”.

Todos os espetáculos serão apresentados no SESC Tijuca e o público não paga nada para entrar. Para conferir a programação do festival, entre no site
www.festivalafro.com.br

Festival Panorama de Dança 2007

Mariana Tavares

O Festival de dança que está em seu 16° ano de exibição conta esse ano com mais e novos espaços para apresentações no Rio de Janeiro. Além de espetáculos de dança e música, esse ano o festival ainda conta com mais uma novidade. O Panorama inaugura seu projeto de ter uma videoteca.

São mais de 600 vídeos de artistas nacionais e internacionais.
O festival está rolando em vários pontos da cidade desde o dia 31 de outubro e vai até o dia 14 de novembro. Uma das assessoras do festival, Tainá Freitas, contou que o festival tem superado as expectativas de público, então para quem quiser comprar ingressos, é bom se apressar. “A cada ano que passa, o festival conta com mais novidades e atrai mais público”.

O aluno de teatro da UniverCidade, Igor Moraes não conseguiu ingressos mas ainda poderá conferir vídeos. “Agora eu vou assistir aos vídeos no SESC.” Para quem não sabe, até o dia 10 de novembro, o Espaço SESC cedeu um espaço para a exibição dos vídeos e a entrada é franca.

Tainá ainda disse que “o público poderá assistir aos vídeos quantas vezes quiser sem pagar nada por isso”. A Videoteca Panorama funciona de 10 às 17hs. A dançarina e advogada Vivian Chagas não perde uma edição do festival. “O bom do festival é que dá para aprender muita coisa. Os workshops são ótimos e têm excelentes profissionais”.

O festival inclui quatro capitais, sendo duas da região sudeste. Os quatro festivais têm uma política de ingressos populares e enorme interação com espaços públicos. A expectativa de público nos festivais é de 60 mil pessoas. Para conferir a programação, entre no site www.panoramafestival.com.br. Vale a pena conferir.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sessões de cinema nacional custam R$ 2,00 hoje

Vanessa Nahmias

Amantes do cinema brasileiro, corram para o cinema! Nesta segunda-feira os ingressos para filmes brasileiros nas salas da rede Cinemark custarão R$ 2,00.

O Projeta Brasil viabiliza esta iniciativa anualmente, com o papel de divulgar e incentivar o cinema brasileiro. A renda arrecadada durante as exibições é revertida para o desenvolvimento das produções nacionais e para os festivais de cinema do Rio e de Gramado, além de viabilizar prêmios para os curtas e longas metragens nacionais.
O evento, em sua oitava edição, traz recentes produções nacionais lançadas entre novembro de 2006 e outubro de 2007. Entre os filmes que serão exibidos este ano estão “Tropa de Elite”, de José Padilha”, "Saneamento Básico", de Jorge Furtado, “ Ó Pai Ó”, de Monique Gardenberg, “Antonia”, de Tata Amaral, “A Grande Família”, de Maurício Farias, “Pro dia Nascer Feliz”, de João Jardim, “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton, “Cidade dos Homens”, de Paulo Morelli, “Proibido Proibir”, de Jorge Duràn e outros como "Turma da Monica - Uma Aventura no Tempo", de Maurício de Souza.

No ano passado, o projeto atraiu cerca de 180 mil pessoas para o cinema. Segundo o presidente da rede Cinemark, Marcelo Bertini, a iniciativa do Projeta Brasil concretiza o compromisso assumido de apoiar o cinema brasileiro.