segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Estréia a Mostra Impressões Visuais em São Paulo.




Anne Caroline Germano

A mostra Impressões Visuais estreiou no dia 11 de novembro. A exposição reúne 108 fotos, selecionadas pelo curador João Kulcsár, sobre a história do Brasil e Estados Unidos nos últimos 50 anos. Os visitantes poderão ver fotos memoráveis como a da queda do presidente Collor, de Martin Luther King e o assassinato de John Kennedy.

Impressões Visuais está comemorando os 50 anos da Comissão Fulbright, que administra um programa, criado nos Estados Unidos após a segunda guerra mundial com o objetivo de ampliar o entendimento entre os países capitalistas. Para o fotógrafo Carlos Astral, a exposição é de grande importância porque “Uma exposição como essa é importante não só pela qualidade das fotos, mas pela importância histórica que ela representa, principalmente para os mais jovens, que não participaram por exemplo das diretas já ou a queda do Collor. Do ponto vista artístico, eu particularmente gosto muito, afinal estamos tratando de fotos, que têm mais de 60 anos.” Carlos Astral era médico e depois que se aposentou resolveu fazer um curso de fotografia. Apesar de morar no Rio de Janeiro, estará em São Paulo para prestigiar o evento.

As fotos em exposição foram cedidas por arquivos de jornais como O Globo, Jornal do Brasil, Washington Post e New York Times e também pelo Museu do Imigrante, Instituo Moreira Sales, entre outros. Das 108 fotos, 17 delas já receberam prêmios como Pulitzer, Esso e World Press Photo.

A exposição estará na Galeria Olido de 11 de novembro a 9 de dezembro, de terça a sábado, das 12h às 21h30. A entrada é franca e o endereço é Av. São João, 473, São Paulo.