quinta-feira, 8 de novembro de 2007

LUSA - A essência de um Portugal ancestral

Veimires Lavôr

A exposição Lusa - A Matriz Portuguesa foi escolhida para celebrar os 18 anos de atuação do Centro Cultural do Banco do Brasil e faz parte das comemorações dos duzentos anos da fundação do Banco do Brasil e da chegada da Família Real ao País.

A mostra exibe um acervo de 147 peças em cerâmica, mármore e ouro, azulejos, objetos, esculturas e documentos garimpados em mais de 35 instituições culturais portuguesas e oferece ao visitante a oportunidade de conhecer melhor à origem e a história do povo português.

Num período que vai da Pré-História à fase das Grandes Navegações, Lusa aborda fases como a presença romana, judaica, idade média, era islâmica, cristianismo medieval e descobrimentos.

Para a estudante Cristina Franco, 19 anos, a exposição é um presente para o público carioca.“A gente tem a chance de ver peças que só teríamos acesso se fôssemos aos museus de Portugal. É uma experiência ímpar, pois aqui descobrimos e entendemos muito sobre a origem do povo que descobriu o Brasil”, revela a estudante.

A Exposição pode ser vista até o dia 10 de fevereiro.
O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.

Funcionamento: De terça-feira a domingo das 10h às 21h.
Informações pelo telefone (21) 3808-2020E-mail: ccbbrio@bb.com.br

OBS: Vou acrescentar entrevista de uma das curadoras da exposição.

2 comentários:

Ivoneide disse...

Veimires você lembra de mim, Ivoneide, estudamos juntas no UV2. Trabalha como jornalista? Desejo saber notícias suas.

Veirislene Lavor disse...

Olá querida Ivoneide , sim trabalho, tbm quero saber notícias suas, entre em contato comigo no meu hotmail: vivilavour@hotmail.com