segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O Brasil estará no Cirque du Soleil


Roberta Francalacci

O consagrado Cirque du Soleil já confirmou a criação do novo espetáculo, que deverá estrear em abril de 2009, tendo como tema o meio ambiente. Essa apresentação será a principal comemoração aos 25 anos da trupe canadense e os brasileiros poderão comemorar e se honrar por ter um pouco do Brasil representado em alto estilo por Gringo Cárdia, que ocupará a função de set designer do espetáculo.


O Cirque du Soleil tem sido descrito como um "circo moderno" cheio de histórias e performances estonteantes. Enfatizando o não uso de animais, o circo é todo baseado em atuações de artistas de várias nacionalidades. Os números sofrem influência do teatro mambembe, do próprio mundo circense, da ópera, do balé e do rock. Há contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas, todos com roupas coloridas e maquiagens elaboradas. Sempre apresentando um ar medieval e barroco.

O espetáculo começa através de um conceito criativo, geralmente com elementos de uma história central, aliada ao desenvolvimento do design do show e a seleção de um compositor para a música.

Uma das grandes características do Cirque du Soleil foi ter transformado o mundo do circo. Tornar atual algo já tão antigo. Recrutando artistas e números de circo de toda parte, faz um mix de tudo juntando seu próprio estilo.

Durante o mês de novembro o Gringo Cardia esteve no Canadá trabalhando na criação de mais um espetáculo do consagrado circo. Porém Gringo conta que não pode revelar nada do que ficou decidido. "Assinamos um contrato afirmando que todas as negociações acertadas nesse mês ficarão guardadas em segredo, é tudo confidencial. Queria muito poder contar tudo, até porque todos iriam adoram, mas realmente não posso, prometi segredo absoluto e nãp posso quebrar esse contrato", conta Gringo Cardia.

Nenhum comentário: