quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Exposição fotográfica sobre o Cristo Redentor chama a atenção dos cariocas

Cristiano Freire

Uma exposição fantástica feito pela artista plástica Rosângela Rennó reúne fotos inéditas do Cristo Redentor. O nome da exposição é “A Última Foto”. Serão 25 fotografias expostas. Rosângela convidou 43 fotógrafos para colaborarem. Cada um escolheu um tipo de câmera do acervo pessoal da artista. No processo cada um deles criou sua foto. Após essa etapa, ela se juntou com cada um deles para editar e fazer a foto final. Algumas imagens foram produzidas em preto e branco e outras coloridas. Depois de muita edição e escolha da foto ideal, ela juntou o que ela considerou as 25 melhores fotografias.

Outro fato interessante dessa exposição é como Rosângela usou a criatividade para mexer com as fotos. Após a realização das fotos e a escolha da melhor imagem de cada fotógrafo, Rennó lacrou a lente das câmeras com tinta. A câmera lacrada e sua "última" imagem estarão expostas lado a lado. “A última foto” aborda o processo de desaparecimento da fotografia analógica e sua conseqüente substituição pela imagem digital, o que representa uma mudança significativa na criação fotográfica ao longo dos últimos 160 anos.

De acordo com Rennó, ela não tem nada contra a imagem digital. “Não tenho nada contra a imagem digital, o que quero pensar é sobre as diferenças e principalmente sobre o tempo dentro do processo de elaboração da imagem. O digital traz uma coisa muito mais imediata, enquanto as câmeras com filmes têm o lado romântico da revelação, do processo químico, até que a imagem apareça".

Vale a pena conferir essa exposição fotográfica. A exposição ficará até 30/09 na Caixa Cultural do Rio de Janeiro de terça a domingo das 10h às 22h. Fica na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro. É Gratuito.

Nenhum comentário: