terça-feira, 11 de setembro de 2007

Primeiro festival internacional de filmes da periferia




Priscilla Nascimento



Quantas vezes não vimos a periferia sendo retratada em cinemas? Mas agora chegou a vez da periferia mostrar o seu ponto de vista, mostrar para o mundo o que é viver na favela. Eles deixaram de ser personagens e viraram os diretores.


Começou na terça-feira passada (4) a primeira edição da mostra internacional de cinema dedicada às obras audiovisuais das periferias do mundo. O CineCufa, produzido pela central única de favelas, acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro, até o dia 16 e é de graça.


Estão sendo exibidos filmes da Inglaterra, Angola, França, Estados Unidos, Índia e é claro, Brasil. O objetivo do festival é mostrar que o movimento estético, social e político das periferias de todo o mundo já não é protagonista apenas na frente das câmeras. E tem também a intenção de aumentar o contato com a diversidade e a peculiariedade dos filmes produzidos pelas periferias mundiais.


Além de filmes, o festival também tem debates, que discutem desde as novas formas de alavancar as produções da periferia, passando pelo tema do mercado de distribuição e indo até a abordagem sobre a formação de plateia.


Para saber mais sobre o festival e saber também da programação acesse




Nenhum comentário: