segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Comemoração dos 80 anos de Ariano Suassuna


Gilson Gomes

Na próxima quinta-feira, o escritor Ariano Suassuna, completará 80 anos de vida, dos quais sessenta foram dedicados à cultura brasileira. Vários eventos estarão acontecendo no Rio de Janeiro e o mais importante será uma aula-espetáculo no Teatro Municipal. Suassuna estará num descontraádo bate-papo com a platéia falando de sua obra e de sua vida.

No início de sua carreira Suassuana dedicava-se às tragédias teatrais, como Torturas e O Arco Desolado, porém alcançou o sucesso ao escrever às comédias, como O Auto da Compadecida. Com esta peça Ariano ganhou a medalha de ouro da Associação dos Críticos Teatrais, em seguida foi publicada em livro, sendo encenada em vários países e editada em diversos idiomas, recebendo tres versões para o cinema. Foi com o A História do Amor de Fernando e Isaura, versão nordestina de Tristãoe Isolda, entrou no universo do romance. E como Romance d´A Pedra do Reino eo Príncipe do Sangue do Vai e Volta, é considerado pela crítica como um dos mais importantes da Língua Portuguesa.

Suassuna foi o criador do movimento Armorial, que teve início na década de 70, que tem como objetivo não deixar que a cultura se massifique e vulgarize. Além de ser um dos mais importantes escritores brasileiro, ele ainda acumuma a função de Secretário de cultura do Estado de Pernambuco.

Ariano é membro da Academia Brasileira de Letras, da Academias de Letras de Pernambuco e da Paraíba.

"Para mim é uma grande honra, poder estar a frente dessas comememorações, além de ser um grande autor, sou fã de suas peças. Com certeza será um momento único para o público que tiver a oportunidade de comparecer ao Teatro Municipal e poder compartilhar de um bate-papo descontraído e sair de lá com uma grande lição de vida. Também acontecerá várias festividades no Art SESC Flamengo", disse Inez Viana.

Nenhum comentário: