quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A reforma ortográfica

Bernardo Botelho


A busca pela padronização da língua portuguesa visando aproximar a cultura dos países que utilizam o idioma português fará com que haja mudanças na gramática da língua portuguesa. A previsão é para que o início dessas mudanças gramaticais ocorra já em 2008; no entanto, especialistas prevêem um período de 2 anos para a sociedade se acostumar. Para a professora de língua portuguesa, redação e literatura do Colégio São Paulo, Elizabeth H. - que é contra as modificações na gramática - a adaptação dos professores às novas regras será muito difícil. "O hábito, principalmente do professor, de utilizar um tipo de regras, exigirá dele uma atenção muito grande para não cometer erros." A Licitação dos livros didáticos já está sendo preparada para que os livros de 2009 já sejam fechados com as novas regras. As modificações acontecerão, também, em outros países que falam português. Para Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste resta apenas a ratificação do acordo, o que já foi feito em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e no Brasil.
Confira as mudanças na gramática clicando aqui.

Um comentário:

Anderson disse...

Acredito ser, a intenção de aproximação de culturas, um fator primordial em tempos de globalização. Porém, as mudanças ocorridas nas regras gamaticais não geram mudanças na pronúncia das palavras, e penso que o maior problema que existe entre os povos que tem o protuguês como idioma oficial, não é nem de longe a gramática seja escrita, seja falada; mas como o assunto é esse, continuemos. Acredito que o maior problema dentro do assunto está em palavras que são usadas em um local e que chegam, inclusive, a serem desconhecidas em outros locais de mesmo idiomas. Acredito que a unificação da língua deveria começar pela unificação das palavras com seus significados e não com sua escrita.
Quer um exemplo bem legal?
Vá a Portugal e chame uma mulher re rapariga e depois faça o mesmo com outra mulher aqui no Brasil e depois me conte a reação das duas.
Poderiamos fazer melhor que isso ainda. Poderiamos começar fazendo uma reforma na EDUCAÇÃO, acredito que assim as crianças torna-se-iam melhores adultos e teriam melhores (e maiores) condições de um possível contato com os outros povos que também falam o português, quem sabe assim teriam suas próprias opiniões sobre, reformas gramticais para aproximar culturas.