quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Sucessos do passado e do presente


Martha Ferreira



A Casa França Brasil realizará uma grande exposição com o tema “180 anos da Indústria brasileira”, do dia 16 de outubro a 18 de novembro. A mostra conta com cerca de 250 peças que retratam o desenvolvimento da indústria, passando pelo primeiro produto feito no Brasil, um par de sapatos, até um braço mecânico utilizado para a montagem em uma fábrica automobilística, nos dias de hoje.

A exposição também conta com um acervo de imagens e sons, o visitante poderá passear pelos módulos divididos em décadas ouvindo sons típicos de indústrias, bondes, músicas que fizeram e fazem sucesso até hoje. A assistente social, Lourdes Couraça afirma: “Um espetáculo, eu tive a sensação de estar passeando pelas décadas do século XX, com o ruído dos bondes, o maquinário do começo da industrialização. Tudo foi muito bem elaborado”.

Alguns destaques do salão são o automóvel Rome-Isetta, de 1956 o primeiro feito veículo feito no Brasil, e o avião Paulistinha de 1940. As peças foram reunidas no período de 120 dias, de coleções particulares e de empresas, revelando artefatos que vão do retrô ao moderno, como o vinil, o gramofone, MP3, o cubo mágico que fez sucesso na década de 80, máquina de escrever, garrafas, a maquete de uma plataforma petrolífera, um reator nuclear... e muito mais.

A Casa França Brasil fica na Rua Visconde de Itaboraí, 78, no Centro da Cidade, seu horário de funcionamento é das 10:00 às 20:00, com entrada livre. A exposição também conta com cerca de 22 atores vestidos com roupas de épocas explicando diversas passagens de cada década.

Nenhum comentário: