segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Forte de Copacabana

Arthur Toledo

Construído em 1914, o Forte de Copacabana tinha como objetivo aumentar a defesa da Baía de Guanabara. A construção foi realizada pelo trabalho de mais de dois mil trabalhadores civis, que levaram 6 anos e 9 meses para concluir a obra.

No dia 1° de janeiro de 1987 foi criado o Museu Histórico do Exército no Forte de Copacabana, naquele mesmo ano, no dia 4 de maio, foram encerradas oficialmente suas funções bélicas. Em 6 de setembro de 1990 o Forte de Copacabana foi tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual de Patrimônio Cultural). No Salão Colônia-Império é possível ver a exposição permanente “O Exército na Formação da Nacionalidade”.

O Forte é o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Corcovado e o Pão de Açúcar. A aposentada Anna Maria fala sobre a beleza do lugar. “Aqui é muito bom, venho quase todo final de semana com meu marido. Além de ser um lugar seguro, tem uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro. Gosto de passar as tardes aqui só aproveitando a beleza natural da cidade”.

O Forte de Copacabana é aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos para visitar o Museu custam 4 reais. Um ótimo passeio cultural para fazer com a família, conhecer um pouco mais da história do Brasil, que fica localizado numa das praias mais famosas do mundo. Para maiores informações visite o site oficial do Forte.

Nenhum comentário: