segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Paraty rumo ao título de Patrimônio Mundial Unesco

Domingos da Cunha

A cidade de Paraty lançou no primeiro dia de 2007 uma grande campanha de mobilização pública pela obtenção do título de Patrimônio Mundial, concedido pela Unesco. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Paraty, do Comitê Executivo Pró-Unesco, com o apoio do IHAP - Instituto Histórico e Artístico de Paraty.


O dossiê para a candidatura foi entregue a Unesco, retornando para que sejam cumpridas algumas exigências, dando entrada novamente em agosto de 2007. A participação de toda a sociedade para a obtenção do título é fundamental no sentido de sensibilizar a Unesco quanto ao apreço de cidadãos locais e turistas. A importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental é prioritária para a obtenção do título. A campanha prevê criar canais de comunicação para que a sociedade possa manifestar o seu apoio, além de se preocupar com as ações voltadas para a educação patrimonial.

A Prefeitura, por meio de seu prefeito Zezé Porto, está se empenhando em executar diversas obras de infra-estrutura, necessárias para toda comunidade.

“Consideramos que esse seja um titulo de grande valia em todos os sentidos, Paraty é um marco cultural na historia do Brasil”. Fortalece Zezé

Recentemente, inaugurou a primeira fase da nova estação de tratamento de água, resolvendo também o problema de abastecimento. O cabeamento subterrâneo para a iluminação pública no Centro Histórico está sendo executado, com o apoio do Governo Estadual e do IPHAN. A iluminação dos prédios históricos já foi concluída. A Prefeitura Municipal prevê ainda a execução de diversas outras obras de interesse público em 2007, fortalecendo a candidatura ao título de Patrimônio Mundial.


Nenhum comentário: